Cinco meses depois da primeira invasão, terroristas travados à entrada da vila de Macomia

Depois do assalto que realizaram em finais de Maio, os terroristas tentaram, na noite de quarta-feira, mais uma invasão à vila sede do Distrito de Macomia, no centro da Província de Cabo Delgado. Mas desta vez a tentativa de assalto foi repelida pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) posicionadas naquela sede distrital atravessada pela Estrada Nacional Nº 380 – que liga a capital Pemba ao epicentro das operações petrolíferas em Palma.

Nas últimas semanas aldeias do litoral do Distrito de Macomia foram alvo de ataques terroristas, com o saldo a apontar para pelo menos 20 pessoas assassinadas, dezenas de casas queimadas e vários produtos roubados. Por exemplo, de 30 de Setembro a 8 de Outubro, um grupo de terroristas ocupou o Posto Administrativo de Mucojo e a partir deste ponto fez várias incursões nas aldeias de Naunde, Darumba, Manica, Rueia, Goludo, Pangane, Nambo, Messano, Runho, Muituiro e na Ilha Mais.

Ontem, cerca de 20 embarcações chegaram na Praia de Paquitequete, na Cidade de Pemba, transportando centenas de deslocados que fugiram dos ataques em Mucojo, no Distrito de Macomia. “Depois dos ataques da semana passada, as pessoas fugiram de Mucojo para a Ilha Matemo. Mas a falta de assistência humanitária está a forçar os deslocados a abandonar a ilha e procurar refúgio em Pemba. Os barcos transportam entre 30 e 40 pessoas. A maioria não conseguiu fugir um único bem”, contou um responsável do Bairro Paquitequete.

Leia a publicação completa

Previous CDD lança Projecto de Reforço da Liderança Juvenil e Desenvolvimento de Agências em Cabo Delgado